segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A chegada do rock ao Brasil

Olá, tudo bem? Em comemoração a independência do Brasil, ultimo dia 07 de setembro, vamos falar hoje sobre a chegada do rock aqui no Brasil e como com o tempo, esse gênero foi se moldando a realidade brasileira e hoje é possui uma identidade própria frente a outros países.

O rock teve seu inicio no Brasil nos anos de 1955 quando a cantora Nora Ney, conhecida como cantora de samba, regravou a musica Rock Around the Clock, de Bill Haley, que seria trilha sonora do filme Sementes da Violência.


Em 1957 o cantor Cauby Peixoto gravou o primeiro rock escrito no Brasil, a musica era Rock n' Roll Copacabana. Em 1959 Celly Campello fez um enorme sucesso com a musica Estupido Cupido, que vendeu 120 mil cópias.



A década de 60 já começou agitada no prematuro mundo do rock, com o cantor Ronnie Cord lançando grandes sucessos como Rua Augusta e O Biquini de Bolinha Amarelinha. Ronnie era o grande nome do rock brasileiro até então, mas foi também no inicio dos anos 60 que o icônico cantor Roberto Carlos (este que seria conhecido como o maior cantor de rock brasileiro dos anos 60) emplacou seu grande sucesso Splish Splash. Foi ainda na década de 60 que outras bandas como Tropicália, Os Mutantes e o cantor Arnaldo batista começaram suas carreiras.


No Brasil, haviam grandes sucessos como Roberto Carlos e os nomes da Jovem Guarda. A MPB disputava o mainstream ao lado deles. Nos anos 70, o caráter politico da musica era grande, quando Rita Lee chegou botando ordem para um rock diferente do ouvido até ali e da juventude que roubou o lugar dos antigos reis, tomando seus postos de rockeiros. No meio dos anos 80, o punk surge em território nacional para contradizer o que o estado exige e mostrar o movimento controverso e anarquista. O pop se misturava com o rock com o nascimento do RPM.

Em 73 a cantora Rita Lee lançava as musicas Ovelha negra, Esse tal de Rock n' Roll e Agora só falta você.


Em 73 também foi o ano de Ney Matogrosso, que fazia poesias musicadas como a musica Rosa de Hiroshima. Ainda no mesmo ano foi o inicio da carreira do saudoso Raul Seixas, com suas musicas Maluco beleza e Metamorfose ambulante. A partir dali começaram a surgir movimentos que mesclavam o rock com a musica sertaneja, e alguns dos nomes que fizeram sucesso nesse gênero foram os cantores Fagner, Belquior e Zé Ramalho.


Em 1980 as bandas mais famosas era Paralamas do sucesso, Titãns, Barão vermelho e Legião urbana. Outras bandas que surgiram na época também foram a: Sempre livre, Gang 90 e absurdetes, Biquini cavadão, Hanói Hanói, Lobão e os ronaldos, cantores como Ed Motta, Marina Lima, Léo Jaime e Kid Vinil, dentre outros. Com o grande surgimento de bandas, a época ficou conhecida como BRock. Outras bandas como Ratos de porão, Traje a rigor, RPM, Aborto elétrico (que se tornou Capital inicial), Nenhum de nós e Engenheiros do hawaii também fizeram muito sucesso aqui no Brasil, e muitas dessas bandas foram reveladas em eventos punk/rock.

Chegando em 1990 chegou ao Brasil a emissora MTV Brasil e com ela o surgimento da banda Skank. Outras bandas mineiras (assim como a Skank) surgiram, como a banda Patofu, Jotaquest e Tianasntácia. Entre 94 e 95 surgiram duas grandes bandas que focavam no humor em suas letras, as famosas Raimundos (que tocava um gênero chamado forrócore que mistura o forró com o hardcore) e a banda Mamonas assassinas. Também havia a banda O Rappa, que misturava rock com reggae, Cássia Eller, que tocava um repertório misturando Renato Russo e Cazuza, Los hermanos e também a grande banda Charlie Bronw Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário