quarta-feira, 6 de setembro de 2017

As origens da Guitarra Elétrica

A guitarra elétrica é um instrumento versátil e muito popular entre os amantes de rock n roll, blues, jazz, country, e também é encontrada em muitos outros gêneros musicais. Como o violão, ela é composta por seis cordas, sendo elas: Mi, Si, Sol, Re, La e Mi (em um tom mais grave) respectivamente. Seu mecanismo é simples, pois tensionando uma corda, geralmente de aço, sobre uma superfície plana, consegue-se tirar sons tocando nas cordas. Seu som, como o do violão, é dado pela vibração dessas cordas, mas diferente do seu antecessor, a guitarra não possui uma caixa acústica para equalizar os sons gerados pela vibração das cordas. A guitarra conta com captadores elétricos, que quando ligados, identificam essas vibrações por impulsos magnéticos e convertem em sinais elétricos que são amplificados em uma caixa de som.



Sua origem se deu por conta de uma necessidade da época (data), em que o violão ostentava grande popularidade e atraia cada vez mais público. O grande problema era que o som do vilão não conseguia chegar aos ouvidos de grandes multidões, então começou a corrida musical: quem inventaria um método de amplificar o som do violão em um aparelho de rádio?

George Beauchamp deu o primeiro passo na invenção da guitarra elétrica. Em sua casa, ele criou um modelo simples de violão havaiano e em sua extremidade, colocou um captador de rádio para que o som pudesse ser amplificado. Segundo historiadores, a musica havaiana foi fundamental no desenvolvimento da guitarra elétrica.



Com o tempo varias empresas entraram no mercado das guitarras de corpo maciço e com um captador na extremidade do seu corpo. Dentre essas empresas uma que se destacou muito foi a Fender, trazendo o primeiro modelo de guitarra elétrica com dois captadores de som, que permitia uma variação na sonoridade e claro, um som mais encorpado.



Uma outra empresa que se destacou no mercado foi a Gibson, com seu modelo Less Pool (mesmo nome do idealizador da guitarra), que também contava com dois captadores mas seu diferencial era o tipo de captação. As Less Pool contam com dois captadores Hambuker (captadores duplos) que possuem um som mais grave, ideal para o heavy metal. Um dos mais famosos guitarristas da atualidade, Slash, é conhecido por sua inseparável Less Pool.

 

Para não ficar atrás nessa corrida, a Fender respondeu com o novo modelo chamado Stratocaster, uma guitarra similar em construção com sua irmã Telecaster, mas seu diferencial também é a captação, que contam com três captadores Single (captadores comuns). Um grande musico e considerado por muitos um dos pais do rock, Jimi Hendrix, era um amante da Strato.




Um outro modelo de guitarra criado para atender o público mais tradicional são as famosas guitarras semi acústicas, que assim como as anteriores, possuem captadores magnéticos, mas sua grande diferença são suas aberturas no corpo da guitarra, permitindo que o som equalize por dentro da madeira, além é claro de ser projetado pelos captadores. Um grande musico que sempre utilizava guitarras semi acústicas era o grande Chuck Berry, um dos pioneiros do gênero de viria a ser chamado rock.



Existem também as guitarras mais focadas em shows como a Flying V, Explorer, Star, Iceman, etc. Esses modelos não são tão anatômicos, tornando-os difícil de serem tocados na posição sentada, porém em shows elas esbanjam estilo e muitas são personalizadas de acordo com os gostos dos guitarristas. Essas guitarras surgiram em 1957 desenhadas por Ted McCarty. O intuito era dar um toque futurista no design das Gibson, mas após seu lançamento, a linha foi descontinuada pela baixa aceitação do publico. Mais tarde nos anos 60 as Flying V's começaram a ser utilizadas por guitarristas da época, dentre eles Jimi Hendrix, Albert King e Dave Davies. Isso cuminol com o relançamento da linha.



Além dos guitarristas já citados antes, outros grandes músicos deixaram seu nome registrado na história. Segundo uma votação feita pela revista Rolling Stone, uma grande revista de musica, os dez maiores guitarristas da história são:

1- Jimi Hendrix
2- Yngwie Malmsteen
3- George Harrison
4- Eric Clapton
5- Robert Johnson
6- Chuck Berry
7- Stevie Ray Vaughan
8- Pat Metheny
9- Jimmy Page
10- Keith Richards

Existem outras fabricantes de guitarras além das grandes Gibson e Fender, e no mercado podemos encontrar guitarras das marcas: Tagima, Ibanez, Giannini, Ephipone, Strinberg, entre outras. Falando agora sobre a minha guitarra, eu possuo uma Stratocaster, guitarra ideal para iniciantes por sua variedade de timbres e a fabricante é a Thomaz.



Hoje em dia existem muitos outros modelos de guitarra que se popularizaram com o tempo, e muitos nomes são conhecidos hoje por seus feitos com a guitarra. A guitarra elétrica certamente revolucionou o mundo da musica mas não despopularizou seu irmão mais velho, o violão acústico. Cada vez mais pessoas se sentem atraídas pela sonoridade do instrumento e começam seus aprendizados na guitarra, que com certeza ocupa um grande espaço no coração de várias pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário